2013 © Copyright Distrito Escoteiro Litoral - U.E.B./SC. Tecnologia do Blogger.

Histórico de Postagens

sábado, 28 de setembro de 2013

QUESTIONAMENTOS JOTA-JOTI

Prezados irmãos de promessa.

Buscando melhores informações sobre o funcionamento do JOTA-JOTI, principalmente nas atividades voltadas aos seniores e guias, mas que valem a todos, o chefe César Kolbe (GEPPB) realizou uma troca de e-mails com a coordenação do evento.

Abaixo colocamos os questionamentos de grande relevância feitas por ele e também as respectivas respostas para que todos possam acompanhar e sanar possíveis dúvidas também.

******

1) Notei uma programação relamente variada e muito bem elaborada, parabéns pelo que foi sugerido, para mim esta muito bom. Contudo fiquei confuso com o aspecto inicial das atividades no Programa encerrarem as 22:00h no sábado para reiniciarem às 08:00h no Domingo e no Art 8.1.3 o horário recomendado para os jovens dos ramos usarem a estação é entre 00:00 e 02:00h do domingo...durante o horário de descanso ? Ou seria o Regulamento todo em horário UTC que equivale a 21:00h e 23:00 do Sábado tomando parte do Fogo de Conselho e fazendo parte da Base 05 ?
Resp: Na programação do Jota sênior existe 3 momentos para os Jovens desenvolverem atividades na estação rádio, no sábado construindo a torre da antena para ligar uma estação e realizar contatos externos, depois código morse de apitos e outro no domingo com a apresentação da estação de rádio para jovens especiais. Nada impede dos jovens usarem a estação de rádio na madrugada, de uma maneira mais livre, sem ter que cumprir etapas ou a programação.
A programação é orientativa e exemplificativa, você pode adaptar de acordo com os horários e situações do seu campo ou base e a estação de rádio no Jota deve ser usada para os Jovens. 

2) Na tarefa prévia da Base 04 e Base 05 do Programa fiquei em dúvida se devemos filmar, fotografar ou ambos.
Resp: Pode ser filme, foto ou ambos, precisamos de registro e tudo vai depender dos equipamentos do grupo escoteiro. A foto ou vídeo poderá ser até do celular, máquina de filmar entre outros.

3) No Jogo Noturno haverá somente 1 vítima ou uma para cada patrulha resgatar ?
Resp: Tem que ser uma vítima para cada patrulha.

4)Como a programação é bem extensa e intensa como ficara a participação dos jovens no JOTI, ela certamente irá conflitar com a do JOTA, não vai ?
Resp: Você deverá escolher as programações ou adaptar a programação de acordo com sua necessidade, podendo desenvolver outras bases na sede em outras dadas. Poderá, também fazer o JOTI e aplicar apenas as principais bases que são as relacionadas com a estação de rádio: Montar a torre para antena e realizar um contato externo, passar no horário código morse por meio de apitos, receber crianças especiais com os Sênior na sala de rádio. As bases relacionadas com a estação de rádio é mínimo possível da Programação do JOTA.

5)Como há a indicação de divisão de patrulhas, devo entender que se misturam Sêniores, Pioneiros e Grupos, correto? 
Resp: A programação é orientativa e exemplificativa, o ideal é misturar os jovens entre patrulhas ou seja afirmação correta.  

6) Sendo assim será válido que algumas patrulhas se dediquem as atividades do Jota enquanto outras se dedicarão às atividades do JOTI ?
Resp: Sim é valido, faça de acordo com suas necessidades, sendo importante sempre consultar os Jovens como manda o método e programa escoteiro.  

7) Assim como a atividade da BASE 03, as da Base 01 e Base 04, exigirão preparo antecipado, isso é regular...ou seja...podemos preparar a torre antecipadamente e montá-la no dia do evento ?
            Resp: Sim, desde que tenha o envolvimento dos Jovens, eles devem realizar o desafio e a             estratégia para fazer? Devemos seguir o aprender fazendo do Método e Programa                       escoteiro. 


Deixamos aqui registrado os agradecimentos do distrito ao chefe César Kolbe por seu esforço e dedicação para que os objetivos do JOTA-JOTI sejam alcançados com o resultado melhor possível.

SEMPRE ALERTA!!!

Paulo J. Vieira
Adm. BLOG DL/SC 2013

0 comentários:

Postar um comentário

DEIXE AQUI A SUA OPINIÃO