2013 © Copyright Distrito Escoteiro Litoral - U.E.B./SC. Tecnologia do Blogger.

Histórico de Postagens

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

JOTA JOTI

REPASSANDO INFORMAÇÃO ENVIADA PELO CHEFE MARCONDES - GEMAN



No próximo final de semana muitos grupos do nosso Distrito estarão mobilizados para participarem do JOTI (Jamboree na Internet).

Temos observado que a cada ano essa atividade vai se tornando mais popular. Isso se deve, em grande medida, ao fato da internet e dos computadores serem atualmente uma ferramenta ao alcance da maioria das pessoas, bastante conhecida pelos jovens e a atividade em si de fácil compreensão.

Por outro lado o JOTA (Jamboree no Ar) não tem mostrado o mesmo folego e o mesmo crescimento. Talvez pelo fato do radioamadorismo não ser uma modalidade tão fácil assim de ser organizada e implementada pelos pelos grupos e pelo próprio desconhecimento das chefias e das direções sobre esse assunto.

Ao contrário do que muitos imaginam o Radioamadorismo é um serviço de utilizada pública que tem sido amplamente empregado em todo nosso distrito, haja vista as calamidades que assolaram a região do alto vale em que radioamadores anônimos com suas estações prestaram relevantes auxílios as pessoas de suas comunidades voluntariamente.
Essa modalidade de comunicação pode ser bastante interessante e útil aos jovens desde que apresentada de forma lúdica, criativa e participante, ou seja, com os jovens usando de verdade essa ferramenta.

Dentro da UEB tem havido um grande movimento no sentido de divulgar e tornar cada vez mais conhecido o chamado RADIOESCOTISMO. Na medida do possível temos feito nossa parte para contribuir com esse processo. 
Por conta disso gostaria de propor aos colegas, ainda que em cima da hora, que procurem em suas cidades um colega radioamador (ou um Clube, como em Rio do Sul, por exemplo) e negociem com ele uma visita ao Grupo Escoteiro no próximo sábado, de modo que possamos colocar nossos jovens (lobos, escoteiros e seniores, além de pioneiros e Chefes) a conversar através das ondas do rádio.

A região do Alto Vale e do Planalto é bem atendida por repetidoras de VHF que permitem contatos com todas as cidades onde existem grupos no nosso distrito.

As operações em VHF não exigem grandes antenas e equipamentos. Muitos desse equipamento são portáteis (um HT, por exemplo, ou um radio instalado no carro) o que torna fácil sua mobilização.

Se o grupo se programou para participar do JOTI, sem problemas, mas creio que se fizerem um esforço poderão incrementar as atividades com a participação no JOTA também, nem que seja por algumas horas. Se o radioamador não puder ir a sede do grupo talvez o grupo possa ir a casa do radioamador. As possibilidades são muitas basta vontade e determinação.

Façam um esforço vai ser bem divertido...

A proposta (ou melhor, o DESAFIO) que gostaria de fazer é a seguinte:

Durante todo sábado o GRUPO ESCOTEIRO HELIODORO MUNIZ estará sintonizado na frequência das repetidoras que possuem ligação com o alto vale do Itajaí (146.750MHz - Correia Pinto e 147.330MHz - Morro do Funil). Os radioamadores de todas as cidades do nosso Distrito desde que informados sobre essas frequências saberão como fazer para nos colocar em contato. Aproveitem e peçam a eles que expliquem o que é como funciona o radioamadorismo, os jovens vão gostar.

Se algum Grupo do Distrito se dispuser a participar, por favor, enviem-me um e-mail para que possamos nos organizar.

Cordial Sempre Alerta a todos e aquele aperto de mão esquerda...

Fábio Guedes (PU5FLG) GE Heliodoro Muniz

0 comentários:

Postar um comentário

DEIXE AQUI A SUA OPINIÃO