Assunto: BOLETIM OFICIAL - PONTA DE FLECHA - 1-2-3 MAIO 2015
Caros chefes, bom dia !!
Abaixo e em anexo, informações oficiais e
finais em relação ao Acampamento Ponta de Flecha. Caso haja alguma duvida,
estamos a disposição para esclarecer:
Inscrições:
As fichas de inscrição de jovens e adultos bem
como a ficha medica está em anexo a este e-mail e deve ser preenchida e enviada
por e-mail para a.visconti@terra.com.br e entregue
assinada na chegada ao acampamento.
O pagamento deve ser feito atraves de deposito
bancário na seguinte conta:
Caixa Economica Federal
Agencia 0412
Conta Corrente 3183-0 Op 03
Em nome do Grupo Escoteiro Brusque
Valores R$ 55,00 por jovem / R$
35,00 por adulto / R$ 10,00 (opcional) a camiseta do evento.
Local do acampamento:
ATENÇÃO para a ALIMENTAÇÃO DO
SABADO (02/05/2015) !!!!!
A
ser trazido pela patrulha, obedecendo a proporcionalidade dos integrantes de
cada uma. Os temperos e ou acompanhamentos, que podem a fazer a diferença para
mais ou para menos na pontuação do almoço, ficam a cargo da patrulha.
Acompanhamentos
que valorizam: saladas, molho montado na hora com tomate, cebola, temperos
verdes trazidos inteiros e picados na hora.
Acompanhamentos
que desvalorizam: enlatados prontos, temperos já picados e a falta de tempero.
Haverá
freezer na cozinha para refrigeração da carne e de itens desde que bem
identificados.
Necessidades
de alterações quanto ao cardápio básico, devido a problema de incompatibilidade
alimentar deverão ser comunicados previamente a organização.
CAFÉ
DA MANHÃ
-
leite (cuidem bem das caixas que servirão para cozinhar os ovos)
-
pão de caçador ( 500g de farinha, 1 colher de sopa de sal, 1 xícara de água
morna, o fermento é opcional)
-
café ou achocolatado
-
ovos cozidos (na caixa de leite)
-
pão fatiado
-
Presunto e queijo
ALMOÇO
-
Arroz com linguiça (*) ( feito na panela ) que pode ser incrementado com
tomate, cebola, etc etc
-
Batata recheada com ovo ( coberta por papel alumínio e assada na brasa )
-
Banana caramelada ( açúcar e/ou canela coberta por papel alumínio e assada na
brasa )
-
Suco
(*)
Linguiça curada, tipo colonial, defumada, que não necessita refrigeração.
Sugestão de 4 gomos/ferraduras por patrulha.
JANTA
-
Arroz (na garrafa pet)
-
Carne moída no espeto ( pelo menos 150 gramas por integrante da patrulha
-
Ovo cozido no barro
- Suco ou café ou achocolatado
OBSERVAÇÕES:
A refeição dos chefes de patrulha ( assim como
de todos os adultos ) está garantida para todo o acampamento e será servida em
area determinada para tal. É opcional e de vontade do chefe de patrulha comer
junto com os jovens, porém é imprescindivel que o chefe de patrulha acompanhe o
preparo e pelo menos prove da comida......
Levar Fosforo, bombona (vazia) para agua, papel
alumínio, espetinhos de madeira entre outros apetrechos que acharem necessario
para fazer e condimentar as refeições.
Os jovens devem levar seu kit de alimentação
pessoal ( prato, copo, talheres )
Uma das bases do acampamento dará aos jovens a
receita para fazer todas as comidas mateiras aqui descritas.
É obrigatório que a patrulha faça todos os
itens de cozinha mateira. Se algum patrulheiro por alguma razão não come
determinada comida, pode ser feito em quantidade menor, mas deve ser feito !!!
Uma das bases do acampamento ensina como fazer
fogão suspenso e os jovens terão tempo de construir nos seus cantos de
patrulha. Caso a patrulha não consiga construir o fogão, pode ser feito de
outro tipo ( com devido desconto de pontos para a patrulha ) mas que obviamente
servirá para cozinhar a refeição dos jovens.
O almoço e jantar de sexta feira(01/05), assim
como o café da manha e almoço de domigo(03/05) será fornecido pela organização.
Material de Patrulha:
Para cada patrulha, a
seguinte lista de material deverá ser providenciada (por Grupo, devidamente
identificados e acondicionados):
●
Barraca para todos da patrulha ( lona para forro )
●
Uma lona para toldo e para forrar o chão onde for montar as
barracas
●
Ferramentas: facão, machadinha, serrote, marreta, cavadeira,
pá; ( haverá um chefe especialista em afiação de ferramentas que poderá ajudar
caso necessário )
●
Material de cozinha: uma panela grande (suficiente para
cozinhar arroz para todos os integrantes da patrulha), uma panela media,
frigideira, duas colheres, dois garfos, duas facas, tábua para cortar, duas
caixas de fósforos, uma chaleira ou bule (suficiente para 2 litros de leite),
uma jarra ou garrafa ( suficiente para suco para toda a patrulha ), uma bacia
(para salada), um galão/bombona de água;
●
Material de limpeza: uma esponja de louça, um pano de prato,
um tubo de detergente, duas esponjas de aço;
●
Um lampião (gás, querosene ou pilha), com capacidade
suficiente para as duas noites do acampamento; - não haverá eletricidade no
local do acampamento !!!
●
Um rolo de sisal ou equivalente para fazer amarras;
●
Grelha para fogão suspenso (pelo menos 30x30cm);
●
Uma bússola silva, uma prancheta, cinco folhas papel A4, duas
canetas.
FORMATAÇÃO DO
ACAMPAMENTO:
Teremos 2 SUBCAMPOS com
2 tropas em cada um. ( Total de 4 patrulhas por tropa, 8 por subcampo... 16
patrulhas no geral )
Cada Subcampo terá um
chefe responsavel ( Pinotti e Marcelo ). Cada tropa terá um chefe responsavel
que será escolhido no dia do acampamento e será um dos chefes de patrulha. A
função do chefe de tropa é a de conduzir a tropa para as bases e dirimir
duvidas levando os problemas aos chefes de subcampo e fazer as inspeções nos
cantos de patrulha de sua tropa (exceto de sua propria patrulha que
será feito por outro chefe )
SUBCAMPO 1 ( Chefe
Marcelo )
Tropa 1
Patrulhas
A – São Joao Batista 1 chefe de patrulha: Navegantes
B – Lauro Muller 1 chefe de patrulha: Leao
do mar (tudo)
C – Brusque 1 chefe de
patrulha: Costa Esmeralda
D – Leao do Mar
(anonima) 1 chefe de patrulha: Imarui
Tropa 2
Patrulhas
E – Leao do Mar (tudo)
1 chefe de patrulha:
Navegantes (feminino)
F – Navegantes 1 chefe de patrulha:
Lauro Muller
G – Imarui chefe de
patrulha: S J Batista
H – Costa Esmeralda chefe de patrulha: Leao do
Mar (anonina)
SUBCAMPO 2 ( Chefe
Pinotti )
Tropa 3
Patrulhas
I – São Joao Batista 2 chefe de patrulha: Leao do
Mar (tudo)
J – Nova Ericeira chefe de patrulha: S
J Batista
K – Brusque 2 chefe de
patrulha: Lauro Muller (feminino)
L – Leao do Mar (anonina)
2 chefe de patrulha: Brusque
Tropa 4
Patrulhas
M – Leão do mar (tudo)
2 chefe de patrulha: Padre
Baron
N – Lauro Muller 2 chefe de patrulha: Leao
do Mar (anonina)
O – Padre Baron chefe de patrulha:
Almirante Tamandare
P – Navegantes 2 chefe de patrulha:
Leão do Mar (feminino)
Chefe de patrulha: Eu
coloquei o nome do grupo escoteiro que deverá nomear internamente seus chefes
de patrulha.
Teremos 3 patrulhas
femininas, portanto indiquei com (feminino) quando o chefe deve ser
obrigatoriamente mulher !
Em anexo, esquema de
rodizio nas bases, que DEVE SER IMPRESSO
por cada chefe de patrulha ( em cores !!
) para facilitar a movimentação das patrulhas entre as bases.
As atividades/jogos de
cada base são de responsabilidade do grupo escoteiro nomeado para a mesma.
Em relação aos jogos
propostos pela oranização ( Bases 10, 11, 12 e 13 ) será enviado instrutivo
separadamente para cada grupo responsavel.
Para o Jogo Noturno, é
recomendável que tragam oculos de proteção para os jovens.
Para a base de
comunicação é recomendavel que tragam radios, talkabout, HT, etc pois será
estabelecido um canal de comunicação durante o acampamento.
Chefes de Patrulhas
●
Serão membros das patrulhas, devendo participar de todos os
jogos e atividades;
●
Devem orientar e ajudar na organização das tarefas designadas
às patrulhas;
●
NÃO poderão possuir nenhum encargo na patrulha e não poderão
ajudar nas tarefas;
Patrulhas
Escoteiras
●
Serão as de origem com a substituição do chefe.
●
Os membros da patrulha devem revezar entre os encargos
(cozinheiro, lenhador, monitor, aguadeiro, etc.) e também monitor e sub. (
revezamento a critério de cada patrulha )
●
Para o almoço e jantar de sabado, o lenhador de cada patrulha
poderá deixar a atividade de base 30 minutos antes de seu termino para iniciar
a coleta de lenha e fogo.
Inspeções
●
Os dias e horarios serão determinados pelos chefes de
subcampo e realizadas pelos chefes de Tropa, com auxilio dos chefes de patrulha.
●
Acontecerão em paralelo nas duas tropas;
●
A ordem das inspeções será a ordem da patrulha na tropa;
●
Serão avaliados: limpeza do campo, organização dos materiais,
limpeza de ferramentas e louças, organização das barracas, qualidade das
pioneirias (amarras bem feitas, bambus sem pontas, etc.), qualidade das fossas;
●
Durante a inspeção, o monitor fica no campo junto com os
chefes e a patrulha permanece do lado de fora do cercado cantando de forma
animada (canções escoteiras).
Eficiências
●
Serão entregues no final do acampamento;
●
Para cada módulo de atividades será concedida uma eficiência
à patrulha destaque na tropa;
●
A melhor cozinha de cada tropa receberá uma eficiência;
●
O melhor campo de cada tropa receberá uma eficiência;
●
Cada membro da melhor patrulha de todo o acampamento receberá
uma eficiência.
Chefia Geral
●
Inclui responsáveis por módulos e staffs;
●
É interessante que toda a chefia do GE (Tropa Escoteira)
possa participar do Ponta de Flecha 2015;
●
Chefes de outros ramos, pioneiros, pais, diretores, são bem
vindos para auxiliar nas diversas atividades do acampamento.
●
Além dos responsáveis pelos jogos e atividades, são
necessários responsáveis pela segurança e primeiros socorros.
Direcionamento dos Conteúdos:
Ressaltamos que um dos segredos do sucesso do
Ponta de Flecha é o diálogo aberto e horizontal da chefia com os monitores e/ou
submonitores, de forma que lhes dê liberdade para perguntarem sobre os assuntos
tratados no programa, abrindo espaço para sanar dúvidas, expor seus pontos de
vista e compartilhar sentimentos e pensamentos. Isso também ajuda a construir
um relacionamento a longo prazo, com a melhoria do rendimento das atividades da
tropa, que está diretamente relacionado à qualificação dos integrantes da Corte
de Honra.
Outro fator fundamental é que o responsável
pela aplicação da base tenha domínio do assunto e saiba reproduzi-lo com
clareza e paciência. Dessa forma, podemos garantir que sejam transmitidos e bem
absorvidos os conhecimentos mínimos necessários para os jovens.
Por fim, sugerimos que se o escotista achar
interessante liste e forneça aos jovens os itens de progressões, especialidades
e objetivos de IMMA relacionados aos temas abordados.
Nosso cordial,
SEMPRE
ALERTA!
Organização
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