2013 © Copyright Distrito Escoteiro Litoral - U.E.B./SC. Tecnologia do Blogger.

Histórico de Postagens

quinta-feira, 13 de julho de 2017

CAIO VIANNA MARTINS





Não esqueçamos...

Caio Vianna Martins,

Nascido em 13/07/1923, foi o escoteiro Monitor da Patrulha Lobo, que na noite de 19 de dezembro de 1938, aos 15 anos de idade, traçaria seu destino semelhante aos grandes heróis da história.
A Comissão Executiva do Grupo Escoteiro Afonso Arinos, de Belo Horizonte, organizou uma excursão de trem a São Paulo, formada por 25 membros entre eles Caio.
A viagem se desenrolava normalmente até que às 02h05min da madrugada do dia 19 de dezembro entre as estações de Sítio e João Aires, aconteceu o terrível desastre, quando se chocaram o trem noturno que descia, com o trem cargueiro que subia. Muitos vagões descarrilaram, outros engavetaram e alguns se levantaram. Os escoteiros que resistiram ao impacto das composições reuniram-se em um ponto à direita da estrada, para confeccionar macas e abrigos nos vagões para ajudar os sobreviventes.
Os primeiros socorros chegaram somente às sete horas da manhã (cinco horas após o acidente). Os passageiros feridos, inclusive alguns escoteiros, foram transportados para Barbacena.
O monitor Caio recebeu forte pancada na região lombar, sofrendo esmagamento das vísceras e hemorragia interna. Retirado do vagão pelos companheiros e recolhido ao vagão leito, Caio Martins parecia dar sinais de estar melhor. Pouco depois quando seria levado para Barbacena e notando que um enfermeiro se aproximava com a maca, ele olhou ao redor e viu que havia outros feridos mais necessitados. Encarando o enfermeiro disse: "Não. Há muitos feridos aí. Deixe-me que irei só. Um Escoteiro caminha com as próprias pernas".
Acompanhado dos amigos seguiu andando para a cidade, o esforço que fez, porém, foi muito grande e ao chegar à Santa Casa veio a falecer às duas horas do dia 20.
Caio Viana Martins é para nós um símbolo de honra, de lealdade aos ideais escoteiros e do cumprimento da Promessa Escoteira.
Sempre Alerta!!!!!

Coordenador Distrito Escoteiro Litoral SC



0 comentários:

Postar um comentário

DEIXE AQUI A SUA OPINIÃO