2013 © Copyright Distrito Escoteiro Litoral - U.E.B./SC. Tecnologia do Blogger.

Histórico de Postagens

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

ACAMPAMENTO - G.E. SÃO JOÃO BATISTA



MONITORADOS IIII
Acampamento para Monitores e Submonitores
09 a 12-02–2012

Realizado nos dias 09 a 12 de fevereiro, o Acampamento Monitorados II, contou com a participação de 7 escoteiros de 11 a 14 anos (Eduardo, Neto, Ana Júlia, Douglas, Inaiê, Lucas e Guilherme) e 5 chefes (Jardel, Camila, Fábio, Lessandro e Sidnei) todos da Tropa Escoteira do Grupo Escoteiro São João Batista.  O objetivo principal era dar treinamentos em diversos níveis de conhecimento para que os jovens pudessem desenvolver seu potencial físico, intelectual, social, afetivo, espiritual e técnicas de liderança.
O tema do acampamento foi os quatro elementos da natureza: terra, fogo, água e ar.
No sábado, o tema era “terra”. Deu-se início com a montagem do canto de patrulha com diversas pioneirias e jogos como corrida de caranguejo, cama de gato, corrida de patrulhas.
Domingo como o tema era “fogo”, após terminarem a construção da mesa com bancos, fogão, lixeira, fossa de sólidos e líquidos, os jovens receberam técnicas de acendimento de fogo sem o uso de fósforos, aprenderam a fazer fogo usando a técnica do atrito entre uma madeira e outra, uso da lupa, e uso de pilhas com palha de aço. Fogo aceso é hora de preparar a comida, no domingo aprenderam a fazer comida mateira, sem uso de utensílios da cozinha, os jovens preparam algumas iguarias mateiras como: pão de caçador, ovo no espeto, arroz na caixa de leite, carne moída no espeto. A noite para confraternizar por esse acampamento os jovens se reuniram ao redor do calor do fogo para participar do tradicional Fogo de Conselho onde ao redor do fogo os jovens e adultos se reuniram para confraternizarem e realizaram esquetes, aplausos, canções, renovaram suas promessas escoteiras e cantaram a linda Canção de Despedida.
Segunda-feira o tema era “’água”e nada melhor que o Parque Ecológico Cachoeira do Fernandes, lugar de mata preservada e água transparente. Partiram em jornada a pé até lá, nas mãos somente bússola e uma prancheta com as coordenadas do percurso. Lá realizamos atividades aquáticas, após almoço receberam instrução de primeiros socorros e caminhada pela trilha ecológica da cachoeira. A noite já no acampamento participaram do Jogo Noturno e Corte de Honra, onde diversos assuntos relacionados aos demais escoteiros das patrulhas e assim como programação de novas atividades também foram discutidos nessa reunião.
Terça-feira com o tema “ar”, após o momento de espiritualidade, deslocamos até a ponte dos Imigrantes (ponte da Colônia) para participar do rapel. Essa atividade foi coordenada pelo Gabriel Feller de Souza, Presidente do nosso grupo escoteiro, a atividade tinha como objetivo o desenvolvimento físico e intelectual dos jovens. A descida feita com uso de equipamentos de segurança, era no meio da ponte onde a descida acontecia em rapel negativo (sem apoiar os pés em parede) e caia na água. Durante a atividade do rapel o presidente da ARB – Associação de Radioamadores Batistense – Alírio da Silva PU5BDF deu apoio a atividade, através das ondas da repetidora 147.000 mhz foi possível divulgar o evento e a freqüência também ficou disponível para comunicação do evento, participaram os radiomadores escoteiros do nosso grupo escoteiro: Gabriel PU5GFS, Jardel PU5EBP e Fábio PU5BPE.
Ao final do acampamento, apesar do cansaço visível no olhar dos jovens, era possível ver a alegria estampada no rosto de cada um, depois de 4 dias de muita aventura e adrenalina,  o que esses jovens levavam de mais importante em suas bagagens era o conhecimento e aprendizado trabalho em equipe, formação de valores morais e espirituais, respeito ao meio ambiente e muita técnica de liderança, lembrando sempre o que dizia Baden-Powell o fundador do Escotismo: “Não existe melhor ensinamento, do que o próprio exemplo”.

Agradecimento especial a toda família do Pesque Pague Sestrem que gentilmente cedeu o local para que o evento acontecesse.

"Clique aqui para ver as fotos" (Necessário estar logado no Google)

Sempre Alerta!


São João Batista, 13 de fevereiro de 2013.

Jardel Corrêa
Reg. UEB: 585741-4
Chefe Tropa Escoteira
Grupo Escoteiro São João Batista 98/SC

0 comentários:

Postar um comentário

DEIXE AQUI A SUA OPINIÃO