2013 © Copyright Distrito Escoteiro Litoral - U.E.B./SC. Tecnologia do Blogger.

Histórico de Postagens

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

14° Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária

15 de Setembro a 14 de Outubro de 2012
Tema: PARA TODOS!




Com certeza nos arredores do Grupo Escoteiro existe alguma comunidade socialmente em situação de risco. Normalmente para estes grupos são poucas as oportunidades de atividades de lazer e de educação não-formal qualificada, como a oferecida pelo Movimento Escoteiro.

Assim a proposta é que o Grupo Escoteiro se insira nesta comunidade, identifique um público, elabore atividades para serem realizadas em conjunto, Grupo Escoteiro e comunidade, levando o Escotismo, ou seja, uma atividade atraente e educacional, PARA TODOS!

Nessa proposta, o 14° MutCom acontece na comunidade e para a comunidade. O público beneficiado pode ser qualquer grupo de pessoas que tenham poucas oportunidades de vivenciar um momento de lazer, ou ainda, sem expectativa de vir a conhecer ou participar do Movimento Escoteiro. Também não tem idade específica. Assim, pode ser um asilo, pacientes de um hospital, frequentadores de uma APAE, clube
de mães, associação de moradores, grupo de jovens, etc.


Para ter validade como uma atividade do MutCom, ela deve acontecer fora das fronteiras do Grupo Escoteiro (extra-sede) e envolver a comunidade/público. Nessa edição, nosso serviço comunitário será prestar momentos de lazer, de alegria, de aprendizado e vivência do Escotismo.

É unir o útil ao agradável, ou seja, fazer atividades escoteiras e isso sabemos fazer muito bem, para pessoas que não teriam oportunidade de vivenciar o escotismo. Para isso acontecer, o Grupo Escoteiro precisa interagir com o público. Como sugestões, há várias propostas de atividades postadas no site do MutCom.

Downloads: http://mutcomescoteiro.com/?page_id=1611.

Como aconteceu em 2011, neste ano também existe uma proposta de atividade de maior duração, seu nome é VAMOS JUNTOS. Detalhes dessa atividade na área de Downloads / Documentos Úteis / Atividade de Médio Prazo em http://mutcomescoteiro.com/. As atividades de médio prazo, produzem um resultado muito significativo, tanto aos beneficiados como aos membros juvenis, pois geram o sentimento de fazer parte do projeto.

Os prazos abaixo são muito importantes, para que a atividade esteja de acordo com o MutCom e o Grupo Escoteiro possa solicitar os distintivos:

Período de realização da atividade: 15/09 a 14/10/2012
Envio de relatório da atividade: 31/10/2012
Pedido de distintivos (Escritório Nacional): data a ser divulgada
Como meu Grupo Escoteiro pode participar?

Para o Grupo Escoteiro participar, pelo menos 1 seção deve realizar uma atividade
dentro da proposta do MutCom, cujos requisitos são:
- Realizar a atividade extra-sede;
- Envolver um determinado público;
- Estar dentro do tema anual do MutCom;
- Realizar atividades escoteiras envolvendo os membros do Grupo e o público escolhido.

Pode ser uma Ficha de Atividade sugerida no programa do MutCom, ou também uma
atividade à escolha do Grupo Escoteiro, desde que atenda os requisitos acima.
Ainda, cada seção pode realizar uma atividade diferente e com um público
diferente, isso fica a critério do Grupo Escoteiro.



MutCom em Santa Catarina:

Para podermos acompanhar e orientar as ações que serão realizadas em SC, solicitamos o envio da Ficha de Participação em anexo até o dia 25/08/2012 para o email: secretaria.uebsc@terra.com.br.

A ficha solicita os dados do Coordenador Local e uma breve descrição de como o Grupo pretende realizar a atividade para o MutCom. Estamos buscando patrocinador para confecção das camisetas dos Coordenadores Locais, como aconteceu em 2011, já informe os dados para envio da camiseta no espaço próprio na ficha. Também estamos buscando a cobertura do evento por uma emissora de televisão, estamos com uma reunião agendada para esta semana.

Você encontra maiores informações sobre o MutCom em:
• Site: www.mutcomescoteiro.com
• Twitter: @mutcomescoteiro
• Facebook: Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária
• E-mail: ueb.mutcom@escoteiros.org.br

Juntos faremos mais um grande Mutirão, PARA TODOS!


Sônia Mara Liotto
Coordenadora MutCom SC
alertaescoteiro@gmail.com

Rosemary Amorim
Coordenadora Adjunta MutCom SC
amorimrosy@hotmail.com

0 comentários:

Postar um comentário

DEIXE AQUI A SUA OPINIÃO