2013 © Copyright Distrito Escoteiro Litoral - U.E.B./SC. Tecnologia do Blogger.

Histórico de Postagens

terça-feira, 16 de abril de 2013

1ª PARTE DO CURSO CTMAR


SAUDAÇÕES ESCOTEIRAS A TODOS



“No último final de semana (12 a 14 abr 2013) ocorreu nas dependências do Colégio Municipal Básica Gaspar da Costa Moraes, em Itajaí, a 1.ª Parte do Curso Técnico da Modalidade do Mar – CTMAR-2013 envolvendo 30 (trinta) inscritos  representantes de Grupos Escoteiros da Modalidades do Mar e Básica de SC, PR e SP: GE do Mar Amigo Velho-016/PR, GE do Mar Nova Ericeira-063/SC, GE do Mar Almirante Tamandaré-061/SC, GE do Mar Navegantes-045/SC, Ge do Mar Velho Lobo-102/SP, GE do Mar Comandante Hassel-062/SC, GE do Mar Ilhas Guará-065/SC. GE Pegasus-105/SC e GE Pe. Pedro Baron-003/SC.
   Na noite de 6.ª Feira (12-04-13), durante a recepção do pessoal o CONAMAR – Coordenador Nacional Adjunto do Mar, Chefe ANDRÉ TORRICELLI  transmitiu mensagem a todos os integrantes, parabenizando-os e desejando sucesso e fortalecimento em seus Grupos Escoteiros.  Ressalta-se que a novidade deste curso técnico foi a participação de Grupos Escoteiros da Modalidade Básica e de outros Estados, o que foi marcante e intensificou a fraternidade escoteira, a troca de experiências e o fortalecimento de novas amizades com propostas de participações em atividades e projetos conjuntos.
   Fundamentado nas orientações e normas da UEB e UEB/SC todos os integrantes  da Equipe de Curso / Facilitadores: O Coordenador Regional da Modalidade do Mar ALEXANDRE S. CAVALCANTE (COREMAR/SC), o Diretor do Curso PLÁCIDO MARCONDES, os Palestrantes MARCUS VINÍCIUS, ALEXANDRE SCHNEIDER, FÁBIO JOSÉ não mediram esforços para transmitir os conhecimentos teóricos e práticos propostos para esta etapa. Cabe ressaltar, a participação importante e agregadora dos conhecimentos transmitidos pelos representantes dos órgãos colaboradores: 7.º Batalhão de Bombeiros Militar  de Itajaí, através do Soldado JONES e da Delegacia de Portos de Itajaí/Marinha Nacional com participação do Sub. Oficial FIRMINO e Sgt. ROCHA, acrescido do desenvolvimento teórico e prático dos técnicos da ANI – Associação Náutica de Itajaí sob a Coordenação do WILSON, MAGALI, JOÃO PEDRO e LUIZ FERNANDO (este ultimo foi escoteiro).
      Na avaliação dos cursantes o ponto alto, além dos conhecimentos teóricos de Primeiros Socorros e Marinharia, foi realmente as práticas embarcadas com remo, vela e orientações sobre equipamentos dos navios e barcos da marinha, o que vem acrescer as medidas preventivas de segurança em terra e no mar. Tudo vem a estimular uma grande expectativa para a 2.ª Etapa do CTMAR-2013 (07 a 09 jun 13), sendo demonstrada através da alegria, motivação e interações de todos os envolvidos (cursantes e facilitadores).  Mas, tudo isso não seria possível sem um suporte de infraestrutura e apoio de colaboradores que muitas vezes não aparecem ou são lembrados: CARLOS EDUARDO IGNÁCIO, diretor da E.M.B Gaspar da C. Morais, JOSÉ STEIN, Coordenador do Distrito Litoral, MARIA SIRLEY e MARLENE apoio do GE do Mar Navegantes e serviços contratados da Chefe MÔNICA, Empresa Vanguarda.
     A participação em eventos e cursos nos abrem caminhos para novas amizades, rever velhos parceiros e ampliar os conhecimentos. Assim, nesta primeira etapa de CTMAR-2013 fomos surpreendidos com os conhecimentos em Apito Marinheiro por parte do colega JOSÉ APARECIDO do GE Pegasus-105/SC, domínio sobre cartas marítimas e estudos náuticos demonstrados pelo Chefe FÁBIO JOSÉ e não menos exposição geral sobre tradições e vivência na marinha, aplicação dos equipamentos de navegação desenvolvidos pelo Dirigente MARCUS VINÍCIUS, o qual reviveu sua história de vida e passagens na vida militar como oficial da marinha, somando-se com um feliz reencontro com o  Sub. Oficial FIRMINO, colega de caserna e atividades na Marinha do Brasil.
  A direção do CTMAR-2013 parabeniza a todos e agradece as colaborações e apoios recebidos durante os trabalhos. (Plácido Marcondes – Diretor do CTMAR-2013)”.

No link abaixo você poderá estar visualizando algumas fotos do curso.

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.526678274037255.1073741827.100000852604990&type=1

SEMPRE ALERTA!!!

Ch. Marcondes
Coord. do Curso

0 comentários:

Postar um comentário

DEIXE AQUI A SUA OPINIÃO