2013 © Copyright Distrito Escoteiro Litoral - U.E.B./SC. Tecnologia do Blogger.

Histórico de Postagens

quinta-feira, 14 de julho de 2011

ANJOS DA GUARDA FEST

“Nos dias 09 e 10 jul 2011 ocorreu a “6.ª Operação Anjo da Guarda Fest-2011”, instalada nas dependências do Auto Park, ao lado da Avenida Atlântica, esquina com Rua 4800, na Barra Sul, em Balneário Camboriu/SC. Todas a operacionalidade foi coordenada pelo Diretor Geral SANDRO ROCHA, que define ser este “um evento combinado e demonstrativo entre instituições militares, civis e das forças auxiliares. Seu maior objetivo é mobilizar a população para conhecer as missões diárias desses organismos, bem como o planejamento e execução de operações conjuntas”. Também evidencia a força de trabalho e os procedimentos necessários para a execução e controle das atividades desenvolvidos pelos Anjos da Guarda, assim como a necessidade do apoio logístico e comunicações que envolve uma operação desse porte .

  Por se tratar do maior evento multitemático militar e civil da América do Sul, diversas ordens foram desencadeadas pelo comando das operações para os participantes entrarem em cena: Helicópteros da Marinha do Brasil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil, Navios da Marinha do Brasil, Aviões da Força Aérea Brasileira, Viaturas do Exército Brasileiro, Companhia Indestrutíveis, Brigada Paranaense de Viaturas Militares Antigas e Auto Pista Litoral Sul realizaram simulações de ataque, busca e salvamento.

   Enquanto as ações operacionais estavam sendo desenvolvidas, uma Base de Rádio Improvisada  pelos radioamadores MARCONDES – PP5PME e ALBERTO -  PP5GN difundia as informações  para o Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, diretamente do local do evento. Essa atividade teve o apoio da ARAF – Associação de Radioamadores de Florianópolis, CRAI – Clube de Radioamadores de Itajaí e da PP5UEB – Estação da União dos Escoteiros do Brasil / Região de Santa Catarina.

  Cumpre ressaltar, que no dia 10-07-11 (domingo), a Estação PP5UEB administrou, em caráter especial, a Rodada da Patrulha Baden-Powell e Sempre Alerta Para Servir (QTR = 10 horas e QRG = 7.087,0 Mhz) realizando demonstração pública de radioamadorismo/radioescotismo junto ao evento da 6.ª Operação Anjo da Guarda Fest. Na oportunidade foram atendidas mais de 50 (cinqüenta) estações de radioamadores, nacionais e estrangeiras. No período, a estação de rádio recebeu visita de inúmeras pessoas curiosas e leigas que desejavam orientações sobre o ingresso ao radioamadorismo, bem como de vários Escoteiros e Radioamadores que estavam a passeio no megaevento paramilitar.

   Os radioamadores Marcondes e Alberto agradecem os contatos e apoios recebidos, e relatam que “mesmo com instalação improvisada e desconfortável as demonstrações públicas enaltecem o radioamadorismo e radioescotismo em todos os níveis. É estando junto com a  população que seremos reconhecidos como de utilidade pública e prestadores de serviços”. Ao findar os trabalhos externar nossos sentimento de que  a missão foi cumprida”.(colaboração do radioamador Marcondes-PP5PME).

0 comentários:

Postar um comentário

DEIXE AQUI A SUA OPINIÃO