2013 © Copyright Distrito Escoteiro Litoral - U.E.B./SC. Tecnologia do Blogger.

Histórico de Postagens

segunda-feira, 20 de maio de 2013

SARAU DO LIVRO CAELUM - CHEFE MAURO S. SANTOS - OFEARTE

Saudações Escoteiras.

Este canal de comunicação do Distrito Litoral tem a honra de informar sobre o Sarau de Lançamento do  Livro Caelum que foi escrito e será lançado pelo nosso CHEFE ESCOTEIRO MAURO SÉRGIO SANTOS, do GE Imaruí da divisão OFEARTE ao qual participa como escotista, bem como em todas as atividades distritais juntamente com as crianças da OFEARTE que são nossos irmãos escoteiros mais ESPECIAIS ainda :).

Gostaria de convidar a todos os Escoteiros e Escotistas para prestigiar este evento que será na próxima sexta-feira dia 24 de Maio de 2013 as 19:00 na Casa da Cultura Dide Brandão em Itajaí-SC.

========================================================================

 


SARAU DE LANÇAMENTO DO LIVRO CAELUM: FILOSOFIA, ARTE E MEIO AMBIENTE

As obras do artista plástico itajaiense Mauro Sérgio Santos estão agora reunidas em um livro que, além do trabalho, sintetiza também sua trajetória pelo cenário artístico e sua filosofia de vida alternativa e sustentável. “Caelum: Filosofia, arte e meio ambiente” é um resultado de um trabalho coletivo, que há cerca de três anos corre em busca deste sonho envolvente, que Mauro idealizou. Para comemorar o lançamento do livro, a Casa da Cultura Dide Brandão apresenta as obras originais do artista, que ficam em exposição aberta ao público até dia 16 de junho. Junto à abertura da exposição e o lançamento do livro, será realizado o evento Sarau de Lançamento Caelum, que está em parceria com a Vitamina Coletiva, Ospalia, Meros do Brasil (patrocinado pela Petrobrás), e A Oficina do Santo.

O PROCESSO
Mauro iniciou seu trabalho fazendo mosaicos com os cacos de vidro que recolhia em construções. Surgia, assim, a primeira fase do artista, que já passou por quatro: mosaicos, plástico, papel e madeira. A matéria prima de seu trabalho é e sempre foi o lixo, portanto, antes de criar, primeiro precisa coletar. Com sua bicicleta ele roda pela cidade, observando atentamente tudo que o cerca. Ao voltar para casa com os objetos que encontrou por aí, começa, pacientemente, o trabalho de transformação. Como se montasse um quebra-cabeça, Mauro analisa atentamente as peças que dispõe e busca uma ligação entre elas. Montando, desmontando e remontando, vai, aos poucos, desvendando o caminho por onde deve seguir, até que a obra finalmente se materializa e o descarte, que era lixo, vira arte desejada.
Sempre trabalhando com reciclagem, percebeu que neste exercício diário vai se reclicando também. Passou a rever seus conceitos e buscar uma vida mais simples, mágica e dedicada à arte. Ele não tem dúvidas que fez a escolha certa, pois afirma que através da arte se tornou um ser humano melhor e tenta passar isto adiante, quer mostrar às pessoas o poder transformador proporcionado pela atividade artística. Conforme menciona Ane Fernandes, Diretora da Casa da Cultura Dide Brandão, “a possibilidade do fazer arte representa, para este artista, a consciência concreta de estar vivo”.

SOBRE O ARTISTA
Mauro Sérgio Santos nasceu em 1958, em Tijuas (SC), ainda menino veio para Itajaí onde vive até hoje. Autodidata, iniciou sua carreira artística há quase 20 anos, sempre trabalhando com reciclagem e ressignificação. Além de criar, Mauro trabalhou junto à Fundação do Meio Ambiente de Itajaí (FAMAI), lecionou no Projeto Arte nos Bairros e ministra oficinas e palestras relacionadas ao seu trabalho, disseminando a mágica experiência que a arte fez em sua vida.


========================================================================

SAPS!

Paulo J. Vieira
Adm. BLOG DL-SC 2013

0 comentários:

Postar um comentário

DEIXE AQUI A SUA OPINIÃO