2013 © Copyright Distrito Escoteiro Litoral - U.E.B./SC. Tecnologia do Blogger.

Histórico de Postagens

quinta-feira, 2 de junho de 2011

CENSO REGIONAL

Foi divulgado o Censo Regional Escoteiro onde informa as renovações e inclusões realizadas até 31 de maio de 2011.
O Formulário traz os nomes dos Grupos Escoteiros do Estado por ordem numérica, mostra o contingente até 31/12/10, e o total registrado até 31/05/2011.
Na ultima coluna traz o percentual de desempenho que compara 2011 com 2010.
O Estado de Santa Catarina na virada do ano perdeu  773 membros juvenis, tendo um desempenho médio de 85,63%. 
Dos 86 Grupos existente no Estado, somente 14 Grupos tiveram desempenho positovo em seu efetivo, os demais a evasão foi superior.
Já no Distrito Litoral, a média foi de 77,82%. Dos 11 Grupos, somente 2 tiveram aumento em seu efetivo, que foram os Grupo Escoteiro Brusque e Costa Esmeralda, que vale destacar com louvor.
Devemos estar atentos a estes números, pois isso pode nos alertar se realmente estamos fazendo a coisa certa, não do ponto de vista do Adulto, mas do ponto de vista das crianças e jovens de nosso movimento.
Temos feito avaliações no final de cada acampamento, mas não temos feito perguntas àqueles que saem do Movimento para saber quais os motivos que levaram a sua desistência.
Temos que lembrar de nossa missão enquanto adultos no Movimento Escoteiro que é primeiramente entender e compreender qual é a "DEFINIÇÃO DE ESCOTISMO", qual é o PROPÓSITO  e quais são os PRINCÍPIOS DO ESCOTISMO. Entender o verdadeiro significado da PROMESSA ESCOTEIRA. E tão importante quanto todos os tópicos assinalados em negrito é saber aplicar o MÉTODO ESCOTEIRO que é baseado somente em 5 pontos, os quais trazem uma infinidade de objetivos que se bem aplicados pelos adultos, certamente teremos nossos jovens assumindo o seu próprio desenvolvimento, realizando todas as suas  potencialidades e sendo cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades.
Cada um de nós já parou para pensar se realmente estamos fazendo o Escotismo que estão nas literaturas que foram amplamente debatidos por profissionais dedicados, ou estamos fazendo um Escotismo tirados de nossas convicções.???? 
Certamente este é um bom tema para se pensar e debater em um Encontro de Chefes.
Por - Chefe Jorge

2 comentários:

  1. Não consegui acessa o censo...

    ResponderExcluir
  2. Este levantamento é extremamente útil para diversas análises, que bom que apesar de termos os caminhos a seguir traçados continuamos a nos questionar, analisar e sempre crescer e nunca duvidar dos motivos que nos levam sempre ao mesmo lugar ....a sede do nosso Grupo de coração. Parabéns pelo Censo.

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI A SUA OPINIÃO